Atualmente, está cada vez mais dificil pagar as contas com somente uma fonte de renda. Por isso, mais e mais pessoas estão investigando as possibilidades de iniciar seus próprios negócios para obter uma renda extra.
Muitos destes “empreendedores de meio turno” começam suas novas atividades no conforto e privacidade de suas casas. Muitas destas pessoas estão ganhando o dinheiro extra que necessitam. Alguns inteligente e cuidadosamente tornaram este esforço de renda extra em negócios de tempo integral, muito lucrativos. Outros estão apenas se ocupando, se divertindo, e aproveitando a vida como nunca aproveitaram antes. O importante é que eles estão fazendo mais do que esperar pelo governo dar-lhes uma mão; eles estão melhorando a própria vida, e você pode fazer isto também!
Os campos de venda por correio, marketing multi-nível, e venda de porta em porta nunca foram tão populares. Se qualquer uma destas formas de renda extra lhe agrada, então depende de você dar uma olhada nelas. Mas estes não são os únicos campos em que você pode iniciar e operar de casa, com pouco ou nenhum investimento, e aprendendo enquanto faz.
Se você digita, pode iniciar seu próprio serviço de digitação; se tem uma camionete, você pode iniciar um serviço de coletas. Simplesmente arrecadando jornais velhos dos vizinhos pode inicia-lo no negócio de reciclagem de papel. Várias donas de casa empreendedoras encontraram o sucesso e a fortuna iniciando serviços de limpeza de casas e/ou apartamentos. Se você tem um jardim cheio de flores, você pode ganhar um bom dinheiro extra entregando regularmente flores recém colhidas para restaurantes e escritórios da redondeza. Você pode tornar um hobby de cerâmica em um lucrativo negócio de canecas de café personalizadas. O que estou dizendo, na verdade, é que há uma infinidade de modos para iniciar e operar seu próprio negócio em casa e ter um bom lucro com isso.
A primeira coisa que você deve fazer, entretanto, é uma pesquisa de mercado básica. Descubra por sí mesmo, em primeira mão, quantas pessoas em sua zona estão interessadas no produto ou serviço que você está pensando em oferecer e que “gostariam de mais informações e pagariam dinheiro por ele”. Isto é conhecido como definir seu mercado e prospectar seus clientes. Se depois desta pequena pesquisa, falando de sua idéia com várias pessoas por um período de um a três meses, você desconfia que essas possoas podem se tornar clientes pagantes, seu próximo esforço deve ser direcionado ao “detalhamento” de seu plano de negócio. Quanto mais preciso e detalhado seu plano – cobrindo tudo sobre como você vai fazer o que precisa ser feito – mais fácil será para você obter sucesso. Tal plano deve mostrar o investimento inicial necessário, seu plano de divulgação, seus custos de produção e procedimentos, seu programa de vendas, e quanto tempo você vai dedicar a isto. Com muita frequência, empreendedores entusiasmados e ambiciosos mergulham em um projeto de renda extra e de repente descobrem que os custos estão acima de suas possibilidades, e que o tempo de dedicação são maiores do que o que eles tem disponível. Vale a pena colocar tudo no papel antes de se envolver, e quanto mais claro você conseguir “ver” tudo antes de começar, maiores suas chances de sucesso.
Agora, assumindo que você tem um mercado alvo, você sabe quem devem ser seus clientes e como você vai atingir eles com seu produto ou serviço. E você tem todos seus custos e necessidade de tempo de dedicação devidamente listados. O próximo passo é colocar seu plano em movimento e começar a ganhar dinheiro.
Aqui está o “segredo” mais importante de todos, relacionado a iniciar e construir um negócio lucrativo em casa, então leia com atenção. Independente do tipo de negócio que você inicia, você deve ter o capital e o tempo disponível para sustentar seu negócio pelos primeiros seis meses de operação. Especificamente, você não deve contar em receber ou gastar nenhum dinheiro vindo de seu negócio com você ou com suas contas durante estes primeiros seis meses. Todo o rendimento de seu negócio durante estes primeiros seis meses devem ser reinvestidos em seu negócio para que ele cresça e atinja o potencial planejado para o primeiro ano.
Depois de passar pela marca dos primeiros seis meses, você pode se atribuir um pequeno salário mensal, e começar a desfrutar os louros de seu trabalho. Mas os primeiros seis meses de operação de qualquer negócio são críticos, então não planeje usar nenhum dinheiro que seu negócio gerar durante este período.
Se você detalhou seu plano de negócio organizadamente, e implementou o plano, você deve poder pensar em contratar outras pessoas para aliviar sua carga de trabalho no final do primeiro ano de operação. Lembre-se disto: Iniciar um negócio de sucesso não é um modo de arranjar um emprego para sí mesmo ou um modo de se manter ocupado. Isto deve ser tomado como o início de uma corporação que irá crescer e prosperar, com você como o Cacique. Eventualmente, você terá outras pessoas fazendo todo o trabalho para você, até mesmo mantendo funcionando toda a operação, enquanto você tira férias nas Bahamas ou na Europa e recebe um rendimento regular de seu esforço inicial.
Para mais detalhes em pesquisa de mercado, planejamento de negócios, propaganda, vendas, processamento de pedidos, e outros aspectos de negócios iniciados em casa, leia nossos outros textos sobre o assunto.
—–
Fabricio Stefani Peruzzo
Gaúcho, empresário e investidor. Acredita na existência de um mundo de riquezas a disposição de todos os dispostos a estudar e entender como funciona o fluxo do dinheiro. Criou o site Moeda Corrente para ajudar as pessoas na busca da tão sonhada independência financeira.